Saúde mental, Revoluções sociais e Psicologia

Temos o costume de protelar situações até que fique eminentemente perigosas, as vezes não por desleixo, mas como mostra a piramide de maslow. Possuímos algumas necessidades mais imediatas, na correria de tentar supri-las deixamos necessidades mais próximas ao topo da piramide para o ano que vem e esse ano que vem nunca chega.

Não obstante, esta bem resolvido com suas necessidades psicológicas, facilita a conquista dos objetivos em outras áreas, manutenção e equilíbrio da piramide. Por muito tempo a saúde mental foi um tabu, inclusive ainda na nossa geração temos ainda problemas com isso. Estudos apontam que a ansiedades e problemas de depressão entre outros transtornos mentais tem aumentado gradativamente nessa geração, isso creio eu, se deve a alguns fatores. Faremos de uso de um olhar antropológico social

Ondas e sociedade

De acordo as métricas utilizadas pelo escritor Alvin Toffler escritor do livro A terceira onda, a sociedade passou por 3 significativas mudanças que alteraram o cerne dela, em cada uma delas.

Em ordem cronológica:

  1. Revolução agrícola

Período em que a sociedade migrou de nômades e caçadores, para agricultores.

2. Revolução industrial

Período em que a sociedade começou a ampliar exponencialmente sua capacidade de produção e mecanizar, pre automatizar funções antes exclusivamente manuais, como é mostrado por charlie chaplin, na obra tempos moderno.

3. Revolução Tecnológica

Chegamos aos tempos atuais que vai desde a segunda guerra mundial onde foi provado que informação é poder, com as maquinas criptográficas criada por Alan turing, pai da computação moderna, até a inteligencia artificial, predições meteorológica com base em dados de estática e probabilidade, e porque não falar sobre a espionagem industrial.

Enfim chegamos no assunto principal. Com a era da tecnologia e informação, a produção de conhecimento dobrando a cada noite(metáfora aqui ) a geração Z produziu muitos obesos mentais, temos muitas informações, mas pouco tempo pra digeri-las, assim que você engole uma teoria, no outro dia ela pode ser desmentida, sem contar a produção de fake news em escala industrial, é muita gente com muito conhecimento, mas sem saber como utilizá-los e torná-los rentáveis, falha inclusive da educação básica que não forma empreendedores e nem se quer educação financeira, forma empregados.

Antigamente era mais fácil conseguir emprego, ou subemprego como queira, o fato é que sua subsistência era mais facilmente assegurada. O Mercado de trabalho esta cada vez mais violento exigente, creio que essas variáveis somadas, corroboram para uma sociedade cada vez mais, não saudáveis mentalmente/ ou estáveis .

3 comentários em “Saúde mental, Revoluções sociais e Psicologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.