De paralisia do sono á Epilepsia do lobo temporal ou crise parcial complexa

Opa, tudo bem? Cá estou eu falando de um assunto bem delicado, mas eu não podia deixar de tratar no blog por dois motivos:

1- É uma forma organizar as informações que tenho sobre minha condição

2- Escritos são eternos, e gosto de ter pensamentos e experiencias reunidos em algum lugar, dá um sentimento de transcendência.

Antes de continuar é importante dizer que isso não é um artigo, inclusive, não fiz questão de por fontes aqui para não parecer, e tbm porque usei, N fontes, umas 7 á 10 mais ou menos.

O que eu achava que tinha

Paralisia do sono, aqui vemos os malefícios do auto diagnostico, eu sempre fui muuuito curioso, então após ler muito e ver que tinha similaridades, na real todas, presumir o diagnostico, abaixo deixarei o link para verem o post que fiz sobre ela mas eu realmente não sei até que ponto ele será valido, na época que fiz eu pesquisei bastante e se levei a creditar em alguma informação inverídica não foi intencional, até porque eu mesmo acreditava, que o tinha.

https://solitudejovem.wordpress.com/2020/01/03/conto-recursao/

O que realmente tenho

Crise convulsiva parcial complexa ou Epilepsia do lobo temporal ambas entendi após dias de leitura sobre o assunto, são sinônimos.

Antes de escrever o post me certifiquei a diferença entre convulsão e epilepsia, convulsão é quando há um ou dois episódios durante a vida, ou um longo período de tempo, como eu tenho os sintomas que discorrerei desde os 11 anos(tenho 21 anos), logicamente mais de dois episódios caracteriza-se como epilepsia.

Esqueci de por no começo do blog que após o equivoco de me auto diagnosticar com paralisia do sono, por conta de 3 meses com dores de cabeça que incessantes, fui diagnosticado por um ótimo neuro com crise parcial complexa.

Origem do termo

Etimologia

(Epi= de cima) e (lepsem= abater) tendo como origem o grego, fica algo como “algo que vem de cima e abate as pessoas ” tinha e infelizmente tem ao menos para alguns ignorantes, significado ou participação mistica e ou religiosa, como se fosse uma manifestação “demoníaca”

Definição googlestica (do goolge)

Uma doença em que há perturbação da atividade das células nervosas no cérebro, causando convulsões.A epilepsia pode ocorrer como resultado de um distúrbio genético ou de uma lesão cerebral adquirida, como traumatismo ou acidente vascular cerebral.Durante uma convulsão, a pessoa tem comportamentos, sintomas e sensações anormais, às vezes incluindo perda de consciência. Há poucos sintomas entre os episódios de convulsão. A epilepsia geralmente é tratada com medicamentos e, em alguns casos, com cirurgia, dispositivos ou mudanças alimentares.

Sintomas da minha condição

As crises parciais complexas, como o nome sugere elas são heterogêneas, então pode ter os mais variados sintomas, e são acompanhados de perda parcial de consciência, como no meu caso, mas não total, a noção de realidade é distorcida, mas não anulada. Mais uma vez sou enfático, a crise pode ter sintomologias diferentes a depender de pessoa, algumas são comuns, alguns padrões se repetem outros não.

  • Surge no fim da primeira década e inicio da segunda(a minha começou aos 11 anos)
  • Tem como uma das principais causas genética, mal formação congênita, traumatismo craniano (sofri uma queda de lançes de escada quando tinha 2 anos, provável causa da convulsão)
  • Alucinações visuais, auditivas, e sensações de hiper-realidade, sentimentos de deja vu, isso em até 90% dos casos. (Tenho)
  • Desconforto gástrico(eu tenho também)
  • Movimento de mastigação(tenho)
  • Memoria ruim(tenho)
  • Ao final da crise, ficar um pouco atordoado(tenho)
  • formigamentos, e ou dormências em membros (Tenho )
  • Dores de cabeça muito intensas, quase insuportáveis(tenho)

Mas fael, te conheço há anos e nunca te vi tendo essas crises, caindo no chão e babando e se debatendo….por sorte, minhas crises são relacionadas de alguma forma ao sono, então as alucinações são pre ou pós sono e são crises de ausência, então não me debato nem nada, meu corpo só desliga, ou melhor geralmente a consciência acorda, e o corpo continua desligado, ai meu cérebro…sistema nervoso central buga, eu tenho alucinações visuais, auditivas, sensoriais, como prazer, dor, medo, ou apatia, que se moldam de acordo com o que penso, ou as vezes não as controlo.

Me sinto melhor por saber o que tenho, um tratamento que tem ajudado bastante, a meta é sanar as crises para melhorar qualidade de vida.

em 1/3 dos casos há defict cognitivo progressivo, é torcer para que eu não esteja entre esse um terço.

As medicações tem sido eficazes, mas é tudo muito novo, é aguardar e ver o desenrolar dessa novela.

Então, isso é tudo pessoal, até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.