Técnicas Hackers: A arte de esconder ou esteganografia

Imagem de terminal linux

Opa novos normais(nome bosta pro momento que estamos vivendo né? pelo amor, alguém troca essa porra) Tudo bem? estou há mais tempos do que o habitual sem escrever, mas cá estou eu, e hoje falando e um conhecimento meu que a maioria nem deve imaginar, eu tenho habilidades hackers, algumas bem poucas mas tenho, me considero mais um entusiasta que um hacker que faz suas próprias ferramentas e tal.

Esses conhecimentos já me deixaram em segundo lugar em um ‘Capture the flag’ ou em tradução ‘Captura de bandeira’, que nesse contexto é um campeanado onde um hacker cria um sistema com algumas vulnerabilidades e não nos diz quais são, então entre as milhares de vulnerabilidades existentes a gente tem que procurar quais tem nesse desafio. Você pode se perguntar qual o sentido em fazer um sistema pra outra pessoa quebrar e descobrir falhas, eu respondo.

É isso que os hackers fazem, não somos criminosos, esses são os crackers, a gente ama tecnologia e somos curiosos, a gente testa as coisas pq é possível, e divertido .

É crime hackear sistemas sem permissão do dono, então os hackers criam os seus próprios pra gente se divertir sem ter problemas legais.

Esteganografia

Esteganografia nada mais é que esconder uma mensagem sobre outra, como por exemplo: esconder mensagens em, um texto, imagem ou video, ou seja segura por obscuridade. Eu considero a melhor forma de criptografia ou ao menos a mais bonita, a verdade estará na rua cara, só que você não sera capaz de ver.

Caso envolvendo Esteganografia

Se você não viveu em uma caverna em 2015, provavelmente ouviu falar do Edward Snowden, o ex funcionário da NSA que expôs o caso de espionagem em massa, que os estados unidos fazia/ faz no mundo todo, para sair com dados ultra confidencias, da sede da Nsa ele utilizou, esteganografia, no que mais tarde veio a se tornar o maior escândalo de espionagem do mundo.

Agora que já sabe porque ela é importante demostrarei , uma forma de esteganografia.

Utilizaremos o steghide que é amplamente usado e aceito pela comunidade hacker.

Obs: O tutorial abaixo, sera para linux com gerenciador de pacotes apt, pois é o sistema que uso há 6 anos, nem sei mexer direito em windows mais, posteriormente explico o porque, em outro post.

1- Instalando Steghide :

Antes de instalar qualquer coisa no linux é bom executar o comando abaxo:

sudo apt-get update

sudo apt-get install steghide

Agora que está instalado, vamos esconder um txt em uma imagem jpeg e lembrando que, da pra fazer com áudio, mas como vocês meu publico alvo, não são da área achei desnecessário explicar os dois.

A imagem e a senha separadas

agora o que tem no txt:

steghide embed -cf foto.jpeg -ef senha.txt

Ao apertar enter, ele ira solicitar uma senha, que será utilizada para decriptar a imagem e obter o txt senha escondida nela, escolha uma e de enter.

Após o processo finalizado, a imagem funcionará normalmente , tornando impossível saber que tem um arquivo oculto dentro da foto.

Para decriptar o comando é : steghide extract -sf foto.jpeg

Espero que tenham gostado, e se gostarem trago outros tutoriais, e ferramentas hackers aqui pro blog. Abraços e fiquem bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.