Hipnose pode ser usada no Tratamento da dor?

É sabido que a hipnose serve para fins de entretenimento e fins de terapia psicológica , mas há uma aplicabilidade pouco conhecida, ou até descrida da mesma que é o tratamento de dores. Esse post tem a finalidade de explicar, Como algo psicológico consegue influenciar da fisiologia, sem mística , ou charlatanismo nenhum fazendo intermédio.

Dor

Definição

Para quebrarmos de cara essa crença é preciso, definir cientificamente o que é a dor. Sem desejar me alongar demais, a dor é um sinal que o corpo envia ao cérebro pra informar que não está tudo bem. A exemplo, quando você fratura algo internamente, só é possível que saber que há algo errado porque seu cérebro recebe um aviso do local fraturado, como um relatório com anomalia. Serei um pouco mais claro caso já não tenha sido. A dor é causa pelo cérebro e não pelo próprio local, como perna por exemplo. A dor é um sistema de segurança, de auto preservação, e acredite que sem ela você problemas gigantesco.

Quais tipos de dores

  • Dor cronica
    • Dor do longo prazo, que pode durar meses, ou até anos, eventualmente mesmo depois da lesão ou doença sarar, o corpo acostumado em enviar esses sinais de alerta ao cérebro, faz permanecer a dor. Um fato interessante, há casos de mesmo pessoas amputadas continuam a sentir o membro, e até mesmo sentir dor no mesmo. Isso por um erro entre o cérebro e os sinais enviados ao cérebro.
  • Dor aguda
    • São dores em geral causadas por dano no tecido, e após a cicatrização a mesma se finda. Exemplo, ralar o joelho, ou até mesmo uma cirurgia ou parto.

É por isso que utilizar a hipnose para diminuir ou até mitigar dores é possível, já que a sensação de dor vem do cérebro, e é inconsciente, a parte inconsciente do seu cérebro gerencia isso. Em estado hipnótico conseguimos acesso a partes como subconsciente do paciente responsável por isso, e interferir na forma que essa comunicação é feita, “reprogramar” o cérebro e como ele vai lhe dar com a dor.

Em experiências feitas por mim em alguns tipos de dores agudas obtive êxito, nunca tive oportunidade de experimentação em dores crônicas. Acho que ao que se propunha esse mini artigo já fez o que deveria. Caso tenha maior curiosidade pode “googlar” e procurar mais sobre o tema. Espero que fiquem bem, até uma próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.