O que é software livre

                              Liberdade do software

gerwinski-gnu-head
Imagem usada como símbolo Pela comunidade de Software Livre.

 

Opa, olha eu aqui de novo, novamente outra vez. Hoje um tema que não saia da minha cabeça por algum motivo era “Liberdade de Software”,então resolvi escrever sobre ele. Então, antes de destrincharmos o tema seria legal dar sua definição. Liberdade, em filosofia pode ser compreendida sob uma perspectiva que denota a ausência de submissão e de servidão. Ou sob outra perspectiva que é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional (Definição tirada do nosso amigo Wikipédia).

Então vamos subir mais um degrau agora que já entendemos o que é liberdade no conceito mais amplo, vamos fechar um pouco o leque de possibilidades e falar somente de liberdade de software. Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. De grosso modo, os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Sendo assim, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”. Caso não esteja muito familiarizado com o assunto vamos as exemplos : Eu tenho um programinha no meu computador um simples editor de texto por exemplo o Notepad++ ou o Libre Office Writer o qual esta sendo utilizado para a criação deste artigo, (que nem de longe é somente um simples editor de texto e que por ventura é software livre ) e estou bem satisfeito com desempenho do programa, mas alguma funcionalidade que preciso, como por exemplo enviar o texto ou documento digitado por e-mail sempre precisar sair do programa não está presente, em vez de buscar alternativas ou ter quer ir ao navegador ou outros programas para suprir minha demanda, com o conhecimento sobre programação que possuo eu modifico o programa e acresço a função desejada e pronto esta resolvido, sem problemas o software é maleável a mim e não eu ao software ou melhor eu programo não sou programado ou limitado pelo proprietário do software a usar funcionalidades preestabelecidas pelo desenvolvedor e/ou proprietário do programa. O que não seria permitido no caso do software proprietário como é o caso do Notepad++ cujo o código é mantido em segredo em baixo de 7 chaves.

Quais são os tipos de liberdade de software?

Estas são :

  • A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).
  • A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

Um software só é livre se e somente se estiver de acordo com essas liberdades. Desobedecendo uma delas o software não pode ser classificado como Free Software. Então, os usuários ( ou coletivo) devem ser livres pra redistribuir cópias modificadas, ou não, gratuitamente ou cobrando alguma taxa pela distribuição, a qualquer um, em qualquer lugar. Ser livre para fazer tudo isso significa (entre outras coisas) que você não deve ter que pedir ou pagar pela permissão para fazê-lo.

Você também deve ter a liberdade de fazer modificações e usá-las privativamente ou em seu trabalho ou lazer, sem sequer mencionar que eles existem. Se publicar suas modificações, você não deve ser obrigado a avisar ninguém em particular.Um belo exemplo da força do Software Livre é o Gnu/Linux o maior software já escrito com 15 milhões de linhas, feito totalmente de forma voluntaria pela comunidade, e que inclusive se tens android, esta rodando agora  seu Smartphone, não somente em smartphones ,mas em servidores, desktops, notebooks, câmeras fotográficas e ate carros , Mas  isso é historia pra outro post.

Este pequeno é somente um pequeno texto sobre um assunto tão complexo, em breve falarei sobre a filosofia do software Livre e da Open Source(em português Código Aberto).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.