Diaspora – Redes Sociais mais sociais

Olá meu amigo hacker, como vai você? E a familia? Espero que tudo ok.

Bom, hoje em dia a comunicação passou a ser quase que exclusivamente digital, não é mesmo? Tirar uma foto, postar no Instagram, compartilhar no facebook, receber feedback no snapchat, ganhar rts no twitter, tudo isso passou a ser normal, não é mesmo? Mas, essa facilidade tem um preço, você sabia?

E a resposta disso é bem simples, bem simples mesmo, quando você meu querido, minha querida, não é dono efetivo do serviço que você está usando, essencialmente você passa a ser o produto. Mas, como assim? Bom, vamos pegar o Facebook como exemplo, hoje o facebook te dá uma conta gratuitamente para você compartilhar qualquer tipo de conteúdo, postar qualquer tipo de foto, falar com qualquer tipo de gente, não é mesmo? E de graça!

Well, eu queria muito que fosse assim amiguinhos… eu vou me ater nos exemplos desse texto ao facebook e serviços que giram em torno dele porque são os que eu mais tenho conhecimento de causa ok? Porém, isso não quer dizer que rede x ou rede y estão imunes a qualquer tipo de crítica, pelo contrário, todo e qualquer serviço que é oferecido a você gratuitamente porém te amarra de diversas formas pode e deve ser questionado, preferencialmente ANTES de assinar os termos de uso (que você deveria ler porém nunca o faz…).

Vamos parar para pensar comigo, bem de leve ok? O Facebook pede a você um nome válido (seja lá o que for isso, porque, caso eu dê o nome de Gandalf para meu filho ele jamais conseguirá criar uma conta no facebook com o nome de verdade dele…), um número de telefone, um e-mail válido, confirmação de cadastro no celular, no e-mail, por sinal de fumaça e contrato de sangue (as duas ultimas são figurativas caso você não tenha notado…). Ai meu querido, minha querida, eu pergunto pra ti o seguinte: Porque raios uma “rede social” precisa desse pá de coisas? E porque depois de validar isso tudo eu ainda preciso preencher dados como, onde eu moro, quem são meus parentes, onde eu estudo, onde eu trabalho, a quanto tempo, que cursos eu fiz, qual meu perfil profissional e o cacete a quatro? Mesmo sendo opcional tudo isso, a rede insisite que você preencha isso tudo, e sabe por que jovem? Porque a mercadoria do facebook é você…

Levando em consideração que a maioria da população que usa computadores, possui uma conta no facebook, e que a maioria da população que acessa o facebook regularmente não possui um bloqueador de propagandas no seu navegador, eu te pergunto, não seria ligeiramente intencional o facebook disparar propagandas de tudo quanto é coisa para você o tempo todo? Mas a retórica aqui é basicamente: Propaganda não faz mal a ninguém, e eu posso respeitar sua resposta, mas o problema não para ai… O facebook nos termos de uso dele, nos termos de uso dos apps mobile dele e nos termos de uso de qualquer serviço dele fora o próprio facebook ganha o direito (dado a ele por você) de simplesmente espionar toda a sua vida digital… suas abas no navegador, o que você digitou e deixou de postar, suas sms, seus tweets, suas fotos da camera do celular, seus e-mails, suas mensagens de voz, SUA LIGAÇÕES…. para que?

Para te vender meu nobre… você é o produto… repare em uma coisa na proxima vez que você estiver no facebook, tente reparar em noticias sobre coisas fora do seu circulo de interesse dentro do facebook, eu te garanto que você dificilmente encontrará algo na sua timeline que você não queira ver, mesmo que tenha sido publicado por uma página ou amigo que vocẽ curta / siga e o motivo disso também é simples, como você é o produto, o facebook molda sua experiencia na rede para que você só acesse aqulo que ele julgue necessário… Dahora né…

Bom, como se isso não bastasse, se você quiser postar putaria no facebook, ou quiser seja la por qual motivo, mostrar que é adepto a uma causa ou filosofia de vida que é tido como imoral por maioridades locais, o facebook te censura… dahora né? A rede social não deixa você se socializar porque você não faz parte da maioria das pessoas… Justo isso? Bom, eu acho que não…

Claro que isso não é mérito só do facebook, o Twitter (que eu uso por exemplo) derrubou a pouco tempo contas de integrantes do ISIS e de simpatizantes da causa, veja bem, não estou defendendo o ISIS, porém, como todo mundo, por mais imbecil que seja as atitudes deles, e a forma deles pensarem, eles tem o direito de se expressar… E você que não concorda, tem o direito de retrucar, agora, censurar eles só porque a vibe é diferente… ai é piada…

Se você chegou até esse ponto do texto e ainda se interessa pelo que eu tenho pra te oferecer como alternativa, bom, a hora é agora…

Por concepção da palavra, uma rede social é um serviço que te permite socializar com pessoas que compartilham dos mesmos gostos que você, independente do quão grotesco e bizonho esse gosto seja… por existirem milhares de pessoas que pensam assim (me incluo no meio), começou a surgir na internet a alguns anos o conceito de redes sociais descentralizadas… Como assim?

Em um setup de rede social normal, como o facebook por exemplo, existe o servidor do facebook, e todo mundo que tem conta lá se conecta naquela rede e compartilha suas informações, na rede descentralizada, você pode escolher um entre vários servidores da rede ou até mesmo subir um (caso você tenha conhecimento ou paciência para isso) e esse servidor poderá se comunicar com qualquer servidor publico daquela rede… é lindo!

Existem alguns serviços assim hoje em dia, RedMatrix, GNUSocial, Diaspora e mais alguns outros que fogem da minha memória agora…

Irei falar um pouco sobre a que eu adotei a pouco menos de um ano que é a Diaspora.

A Diaspora é uma social network descentralizada que possui como foco a parte social da coisa, os servidores diaspora são chamados de PODs, e os administradores desses PODs, PODMins, existem diversos PODs publicos pelo mundo, e o que eu escolhi usar para mim (uma vez que hoje não disponho de recursos para manter um POD meu) foi o DiasporaBR, o primeiro POD brasileiro, mantido pelo meu amigo Anahuac de Paula, o DiasporaBR é um POD Diaspora extremamente decente, não me dá dores de cabeça e vem ganhando adeptos diariamente.

Como eu disse antes, a Diaspora é uma rede descentralizada, logo eu, com minha conta no DiasporaBR tenho contato com pessoas de PODs na argentinha, na alemanha, outros PODs brasileiros, em fim, eu consigo me comunicar com as pessoas.

Uma coisa extremamente diferente na Diaspora em comparação com outras redes é o fato de que, caso você não queira, sua timeline nunca terá informação… como assim você deve estar se perguntando, na diaspora não existem fã pages, não existem comunidades, não existe pague para usar, na diaspora existem pessoas e hashtags, é simples assim, se eu quero postar algo como #30JunTexts na diaspora qualquer pessoa que pesquise por essa hashtag verá todos os posts relacionados a ela, e, caso seja do interesse da pessoa, ela poderá seguir essa hashtag e os novos posts dela aparecerão no feed da sua timeline!

Então, se você se interessa por #dev #games #music #metal #movies #terror #crypt #scripting #berimbal #bambu #canaDeAçucar ou qualquer outra coisa, é só pesquisar pela hashtag e, caso ninguem tenha postado nada a respeito, é só você começar a postar que o conteúdo fica disponivel para quem pesquisar por aquela hashtag! É outro nivel de rede social!

Bom, minha dica fica aqui e meu desabafo contra o facebook (rede que abandonei a alguns meses) está ai, deixarei abaixo alguns links relacionados ao que falei, a maioria em ingles então se você não é manjão de ingles, infelizmente falharei contigo hoje, mas está valendo, fiquem na paz e até a próxima!

O Artigo acima foi escrito pelo nosso Amigo Thiago Faria Mendonça do blog acesso.me.

 

Créditos Pelo texto : https://acesso.me/blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.